Doutor
Componentes:
Raphael Cabral
João Rodrigo
Vinicius Rafael
Gustavo Marques
O que seria ponto de fulgor?
O ponto de fulgor mede a tendência de um produto produzir uma mistura de gases inflamáveis com ar sob condições controladas em laboratório. O ponto de fulgor é utilizado nos regulamentos de transporte e de segurança para definir materiais inflamáveis e combustíveis e também indica a possível presença de materiais altamente voláteis e infamáveis em um material relativamente nãovolátil (não inflamável).
Definições desta norma
O ponto de fulgor: Menor temperatura corrigida para uma pressão barométrica de 101.3 kPa (760 mmHg), na qual a aplicação de uma fonte de ignição faz com que os vapores da amostra se inflamem sob condições específicas de ensaio.
Obs: Quando a fonte de ignição for uma chama de ensaio, a sua aplicação pode causar um halo azul ou uma chama aumentada antes do real ponto de fulgor. Este deve ser ignorado pois não é o real ponto de fulgor.
Dinâmica e Equilíbrio
Dinâmica: Condição em que o vapor acima da amostra e a própria amostra não estão em equilíbrio de temperatura no momento em que a fonte de ignição é aplicada.
Equilíbrio: Condição em que o vapor acima da amostra e a própria amostra estão na mesma temperatura no momento em que a fonte de ignição é aplicada.
Método para se determinar o ponto de fulgor
A amostra é colocada na cuba de ensaio e, com a tampa fechada é aquecida lentamente, com uma taxa de elevação de temperatura constante. Uma fonte de ignição é direcionada para dentro do recipiente em intervalos regulares. O ponto de fulgor é a menor temperatura na qual a aplicação da fonte de ignição faz com que o vapor acima da amostra se inflame.
Aparelhagem manual
Aparelho de vaso fechado Tag
Amostragem
Pontos de fulgor erroneamente elevados podem ser obtidos se não forem tomadas as precauções para evitar a perda