eta estação de tratamento de agua
As bombas de líquidos e de misturas de líquido e sólidos podem perder escorva e pode ser necessária a escorva da bomba. A perda de escorva é geralmente devida à entrada de ar no interior da bomba ou da tubulação de sucção. As folgas de operação e os princípios de funcionamento das bombas usadas para líquidos faz com que, quando bombeiam vapores ou gases, não possam deslocar o ar, vapor ou gás devido à densidade muitas vezes menor destes fluidos.
Válvula de pé com crivo: Válvula de retenção colocada na extremidade inferior da tubulação de sucção para impedir que o fluído succionado retorne ao reservatório quando houver parada no funcionamento da bomba, evitando que esta trabalhe a seco. No exemplo abaixo (Figura 1.1) está instalada junto ao pé da tubulação de sucção e só irá permitir a passagem do fluido no sentido ascendente e quando houver o desligamento do motor, irá manter a carcaça da bomba e a tubulação de sucção cheia do fluido. Diz- se, nestas circunstâncias, que a válvula de pé com crivo mantém a bomba escorvada. Por apresentar partes móveis, a válvula de pé é suscetível ao mau funcionamento, limitando a confiabilidade do sistema e apesar de existir em muitas instalações, ela aumenta acentuadamente a perda de carga na sucção, possui custo considerável, necessita de limpeza freqüente e representa risco em instalações com automação de partida, devido ao seu desgaste ou mau funcionamento, oriundos de partículas contidas no fluído.
Crivo: Grade ou filtro de sucção, normalmente acoplado a válvula de pé, que impede a entrada de partículas de diâmetro superior ao seu
espaçamento