dosimetria- detectores cintiladores
1. O que são detectores cintiladores? Detectores cintiladores são instrumentos compostos por um material que emite luz quando sujeito ao depósito de energia por interação de uma radiação. Materiais cintiladores podem absorver a energia cedida pelas radiações ionizantes e convertê-las em luz.
2. Quais os materiais mais utilizados em um detector cintilador? Os materiais mais usados o iodeto de sódio, o brometo de lantânio, sulfeto de zinco e cintiladores plásticos. Os detectores são a associação destes materiais cintiladores acoplados a uma fotomultiplicadora (aparelhos sensíveis que convertem luz em uma corrente elétrica mensurável).
Os fótons não possuem carga ou massa sendo, portanto, radiação indiretamente ionizante e capaz de transferir toda ou parte de sua energia para os elétrons orbitais dos átomos do material. Esses elétrons têm energia máxima igual à energia do fóton incidente subtraída da sua energia de ligação e que depositarão essa energia por meio de ionizações e excitações no meio de interação.
Para que um material possa ser utilizado como detector e servir para a realização de espectrometria de energia para fótons, ele deve ser capaz de realizar a transferência de energia desses fótons para elétrons orbitais dos átomos da estrutura e funcionar como elemento de detecção dos elétrons secundários produzidos pelos fótons incidentes por meio da coleta dos elétrons liberados na ionização dos átomos do meio.
Tipos de Detectores:
- Detectores à gás
-