Detector de cintilação
FELIPE RODRIGUS, JEFERSON, ROLMES ALVES, TACIARA, VALDENES GONÇALVES e WEMENSON GONÇALVES
DETECTORES DE CINTILAÇÃO
Luziânia-GO
12 de abril de 2012
FELIPE RODRIGUS, JEFERSON, ROLMES ALVES, TACIARA, VALDENES GONÇALVES e WEMENSON GONÇALVES
DETECTORES DE CINTILAÇÃO
Trabalho Cientifico apresentado como requisito para aprovação na Disciplina de Dosímetria e Física das Radiações da Profº Carla Lucas
Luziânia-GO
12 de abril de 2012
O que é um detector de Cintilação
Um detector a cintilação - também conhecido por cintilador - É um instrumento composto por um material que emite luz quando sujeito ao depósito de energia por interação de uma radiação.
São utilizados principalmente de duas maneira:
Sobre a forma de um écran fluorescente, permitindo a visualização a olho nu; este écran é muitas vezes associado a uma câmara digital (tipo CCD)
Sobre a forma de um verdadeiro detector a cintilação; a luz (fótons) emitida pelo material cintilante é amplificada por um fotomultiplicador, e em seguida os fótons são captados. Calcula-se assim o fluxo de fótons no cintilador.
Os cintiladores podem converter um fóton com alta energia de radiação num numero importante de fótons de baixa energia, onde o numero de fótons por MeV de energia é bastante constante. Medindo a intensidade do flash (numero de fótons produzidos pelo raio X ou Fótons gama (Y) é assim possível discernir a energia original do fóton.
Uma relação simples existente entre a quantidade de luz produzida e a energia depositada que está á origem do fenômeno de cintilação, permite assim determinar a energia de radiação detectada; é a técnica do espectrógrafo, a espectrometria, um equipamento que realiza um registro fotográfico do espectro luminoso.
Qualidade de um sistema de detector de cintilação Fatores:
1. Eficiência de detecção. Depende da geometria da fonte, tamanho e forma do cristal.
A = eD D = taxa