detectores cintiladores
CURSO: RADIOLOGIA // MATÉRIA: DOSIMETRIA
PROFESSOR: EUTRÓPIO
NOMES: BERNARD ANDERSON // TAYLLAN RODRIGUES
ESTUDO DIRIGIDO
DETECTORES CINTILADORES
Teresina, 13 de julho de 2014.
Inicialmente, deve-se ressaltar que a percepção da radiação, seja qualitativa ou quantitativa, se dá mediante a utilização de materiais ou instrumentos capazes de captar e registrar sua presença. Tal detecção é realizada baseada no resultado produzido da interação da radiação com um meio sensível capaz de quantificá-la, denominado detector. Existem variados tipos de detectores. O foco deste trabalho, contudo, se encontra exclusivamente voltado para os detectores cintiladores.
1. O que são detectores cintiladores? Detectores cintiladores são instrumentos compostos por um material que emite luz quando sujeito ao depósito de energia por interação de uma radiação. Materiais cintiladores podem absorver a energia cedida pelas radiações ionizantes e convertê-las em luz. A intensidade de luz é proporcional à energia detectada.
2. Quais os materiais mais utilizados em um detector cintilador? Os materiais mais usados em um detector cintilador são o iodeto de sódio, o brometo de lantânio, o sulfeto de zinco e cintiladores plásticos. Os detectores são a associação destes materiais cintiladores acoplados a uma fotomultiplicadora (aparelho sensível que converte luz em uma corrente elétrica mensurável).
3. Como se dá o processo de mensuração da energia de uma radiação ionizante através desse tipo de detector? A luz (fótons) emitida pelo material cintilante é amplificada por um fotomultiplicador, e em seguida os fótons são captados. Calcula-se assim o fluxo de fótons no cintilador. Os cintiladores podem converter um fóton com alta energia de radiação em fótons de baixa energia, onde o número de fótons por MeV de energia é constante. Medindo a intensidade do flash (número de fótons