A engenharia hoje
A Engenharia é um fator determinante para o desenvolvimento econômico das nações. Cada vez mais a criação e a produção de bens de grande valor agregado fazem a diferença na balança comercial do mundo globalizado. A capacidade de inovação depende de vários fatores, entre eles a existência, quantidade e qualidade de profissionais de Engenharia.
Hoje a atuação do engenheiro nas organizações brasileiras, com o grande avanço e globalização, são detectadas deficiências que merecem maior atenção, principalmente para o problema que enfrentamos hoje com relação à qualidade de formação de sua graduação. Tal profissional deverá estar apto a atuar nesse mundo globalizado que enfrenta grandes e rápidas transformações. Hoje a competência é pré-requisito mínimo no mercado de trabalho, mas não é suficiente, a capacidade de trabalhar em equipe, solidariedade e uma boa comunicação nos relacionamentos interpessoais, são apenas algumas das novas exigências, e de alguma forma isso também tem que ser trabalhado e/ou incentivado durante a formação acadêmica do aluno.
As engenharias vivem um momento de grande valorização por parte da sociedade, sendo muitas vezes colocadas como solução para levar o Brasil a um patamar de país desenvolvido. De certa forma, o Brasil vem se projetando internacionalmente para que fosse incluído na sigla BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) em referência aos quatro maiores mercados emergentes. Porem o número de novos engenheiros formados por ano coloca o Brasil abaixo da média dos demais países. E para tanto, o maior investimentos em Ciência, Tecnologia e uma melhor formação de Profissionais Especializados em tal área, gerará crescimento econômico, que resultará em maior bem estar e melhoras para a sociedade atual.