Resenha crítica
A partir daí veio o primeiro livro de engenharia (La science des ingénius), desencadeando vários conhecimentos, como o cimento, estruturas de arco, etc. após estes acontecimentos o termo Engenheiro Civil já era reconhecido como profissão, ai surgiram outras escolas no século XVIII e XVI, sendo a École Polytechnique, tendo professores de renome e separação curricular das diversas disciplinas em básicas, fundamentais e aplicadas e em seguida a West Point (EUA).
Foi enviada por carta regia de 1699, com enfoque para o ensino militar a aula de fortificação, que promovia conhecimentos de engenharia. Em 17 de dezembro de 1792, a real academia de artilharia, fortificação e desenho, na cidade do Rio de Janeiro em ter o curso formal de engenharia no Brasil, segundo resultado da fusão da academia militar e de guardas-marinha que voltaram a separar-se em 1833, aparece pela primeira vez a denominação Curso de Engenharia Civil.
A partir de 1874, começou a ser empregado no Brasil, a denominação engenharia civil com a desvinculação da Escola Central do Ministério da Guerra, passando a ser a Escola Politécnico. Conforme bibliografia consultada, o ensino