Relatorio Final Instrumentacao Nuclear
ESPECTOMETRIA GAMA
Aula Pratica
Instituto de Radioproteção e Dosimetria
Aluno: Abner Duarte Soares
Professor: Claudio C. Conti
21/06/2014
I - INTRODUÇÃO
A Espectrometria Gama é uma técnica direta de análise de radionuclídeos e pode ser utilizada para se obter a concentração de atividade destes em diferentes materiais. A técnica permite a determinação dos radionuclídeos emissores de radiação gama com fotopicos de energia que podem variar em equipamentos convencionais de 30 keV até
2000 keV. A partir deste método é possível a análise quantitativa e qualitativa de um radionuclídeo emissor gama, podendo assim calcular a atividade de uma amostra.
Por ser uma técnica de determinação direta não é necessária a separação química prévia dos radionuclídeos. Os principais detectores utilizados na espectrometria gama são o de germânio (HPGe) de alta pureza que possuem boa resolução e possibilitam a determinação de radionuclídeos com fotopicos de energia baixa desde a faixa dos RaiosX até alguns MeVs e softwares específicos para a identificação e quantificação dos mesmos. [4]. Outro detector bastante utilizado é o iodeto de sódio, com traços de tálio(NaI(Ti)), que é um cintilador inorgânico de baixo custo, com alta eficiência e resolução pobre em relação ao detector de germânio.
As vantagens do uso da Espectrometria Gama com detector de germânio hiperpuros são devidas principalmente ao seu tempo de resolução (aproximadamente
10-8 s) e a sua linearidade de resposta em uma ampla faixa de energia.
Os detectores de germânio para espectrometria gama possuem geralmente geometria cilíndrica
ou coaxial, o que permite a obtenção de volumes maiores,
fundamentais para a espectrometria gama. Tais detectores são os mais utilizados em laboratórios, para a medição de emissores gama com baixa atividade e para a identificação de radioisótopos presentes em materiais, em uma grande faixa de energia.
II – OBJETIVOS ü Compreender os aspectos básicos da técnica de