Donald Schön
UNIDADE ACADÊMICA DE HUMANIDADE, CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO.
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS
1º FASE
ACADÊMICO (A): ANA LUCIA DO LIVRAMENTO ALANO
A Arte e Seus Conceitos
A arte sempre esteve presente na vida do ser humano desde o começo da humanidade, nas pinturas nas rochas e paredes tentando expressar o momento em que eles viveram, a arte se torna um meio de expor o que o artista vivenciou ou sentiu.
Arte é uma forma de comunicação ou linguagem que o artista demonstra e ao mesmo tempo despertando curiosidade no publico, tentando transmitir emoções aos olhos de quem vê.
Ela esta caracterizada por expressões diversificadas como a cultura do artista, a sua etnia, problemas sociais, mas não se submetendo à apenas isso, a arte é representada por dança, pinturas, teatro, literatura, fotografias, musica entre outras formas de expressa-las. Segundo a autora Leite (2006, p. 63), “Mesmo que não tenhamos atualmente uma definição única e fechada para Arte [...], lidamos com alguns parâmetros e conceitos que nos amparam”.
A filosofia também tentou explicar o que é arte, porem não se tem definições concretas, definindo assim ela como intuição, expressão, projeção, como uma fuga da realidade e etc. Aristóteles também tentou explicar e definir a arte como uma “imitação da realidade”.
Dentre seus possíveis conceitos a “arte é uma experiência humana de conhecimento estético que transmite e expressa ideias e emoções” (AZEVEDO JÚNIOR, p. 7, 2007), por isso, para a apreciação da arte é necessário aprender a observar, a analisar os modos diferentes de fazer arte. Quando o homem faz arte, ele cria um objeto artístico que não precisa ser uma representação exata das coisas no mundo natural ou vivido, retratando apenas como as coisas podem ser, de acordo com a sua visão, ou seu desejo. Baseado nisto, a função da arte e o seu valor estão na representação simbólica do mundo humano.
Segundo