Permeabilidade
O coeficiente de permeabilidade é um índice empregado para estabelecer parâmetros de permeabilidade dos solos. É um valor que representa a velocidade com que a água atravessa uma amostra. O ensaio para determinação do coeficiente de permeabilidade é baseado na lei de Darcy. Sendo assim, as velocidades de fluxo são diretamente proporcionais aos gradientes hidráulicos. O escoamento do presente ensaio, feito com solo argiloso, pode ser considerado contínuo, sem variações de volume do solo e há saturação total da amostra.
2. OBJETIVO
O presente estudo tem por objetivo determinar o coeficiente de permeabilidade a carga variável, com a água percolando através do solo em regime de escoamento laminar. O ensaio para determinação do coeficiente de permeabilidade é padronizado no Brasil pela NBR 14545.
APARELHAGEM
Molde cilíndrico de 1000 cm³, com base e colarinho; Soquete cilíndrico; Bureta de vidro graduada; Trena; Cronômetro; Mangueira que possa ser conectada aos orifícios do permeâmetro; Permeâmetro.
EQUAÇÕES EMPREGADAS
Coeficiente de Permeabilidade
k= aH/AΔt 〖ln 〗〖h_1/h_2 〗 t_2
Onde:
k = Coeficiente de permeabilidade, expresso de forma exponencial (base 10), com dois algarismos significativos, em cm/s; a = área interna da bureta de vidro, em cm²; h_1 = Carga hidráulica no instante t_1, em cm; h_2 = Carga hidráulica no instante t_2, em cm;
Δt = Diferença entre os instantes t_1e t_2, em s;
H = Altura inicial do corpo-de-prova, em cm;
A = Área inicial do corpo-de-prova, em cm².
Coeficiente de permeabilidade referido à temperatura de 20°C
k_20= R_T k
Onde:
k_20 = Coeficiente de permeabilidade referido à temperatura de 20°C, em cm/s;
R_T = Relação entre a viscosidade da água na temperatura de ensaio e a viscosidade da água a 20°C; k = Coeficiente de permeabilidade, expresso de forma exponencial (base 10), com dois algarismos