Dom casmurro e o século xxi
Essas possíveis traições descritas pelos escritores realista, está presente também no século XX e de forma bem mais intensa, que na época. O casamento que foi tão almejado, um objetivo a se alcançar, hoje entrou em plena decadência,o valor do casamento hoje é praticamente nulo.
Não se pode de maneira nenhuma excluir que o avanço social, físico e psicológico da mulher contribui em grande escala para tal mudança, a independência financeira e sexual proporcionou um autoritarismo para a figura feminina indiscutível.
Outro ponto indispensável é o"ficar", nosso jovens e adolescentes vivem um tempo em que namoro sério, quase não existe, e é comum que muitos nem se conheçam tal coisa! Mas pesquisas nos mostram que esse pegar e largar, está desmontando e quebrando em nossa nova geração com os valores do casamentos, já que eles já estão acostumando com esse, vai e vem. É comum ouvirmos falar que o que vem fácil vai fácil, e parece que é isto que esta acontecendo hoje em meio os relacionamentos.
Em decorrência de tantos divórcios, dando ênfase principalmente a traição, muitos homens quando traídos, são tomados pela amargura, tédio, pelo rancor, levando-os a cometer agressões físicas, chegando em casos fatais. Este foi um dos motivos da Elaboração da lei Maria da Penha, está porém que sofreu maus tratos ao ponto de ficar paraplégica em um cadeira de rodas.
Então caro leitor reflita na maravilhosa obra de Dom Casmurro em relação ao nosso cotidiano ,se é que houve traição ,já que o livro nos deixa apenas índicos e se não se esqueça que apesar de ser um romance fictício , foi uma critica machadiana , pois mesmo que não houve traição Machado de Assim fez uma crítica a falência do casamento .E se naquela época isso já existia , e agora ,e em nosso futuro ? É ...mas no futuro infelizmente vamos