Letramento e analfabetismo funcional
INTRODUÇÃO
Nós dias atuais para que um indivíduo seja inserido na sociedade atual é importante que ele saiba ler e escrever. Essas habilidades fazem se necessárias já que a sociedade organiza-se em torno de uma cultura letrada. As escolas preparam os alunos para que saibam ler e escrever, porém é cada vez maior a distância entre as exigências sociais e as habilidades de leitura e escrita apresentadas por esses alunos.
Pretendemos aqui, discutir
TEMA
A visão do comportamento feminino das mulheres do século XIX, através da análise da personagem Capitu da obra de Machado de Assis, Dom Casmurro.
PROBLEMA DA PESQUISA
Como a personagem Capitu do romance Dom Casmurro explicita o ethos feminino do século XIX no Brasil?
OBJETIVOS • Analisar a visão que a sociedade tinha sobre as mulheres no século XIX através da análise do contexto social e histórico da personagem Capitu na obra de Machado de Assis, Dom Casmurro. • Estabelecer uma linha comparativa entre a concepção do papel feminino na referida época e a visão contemporânea. • Elucidar o quanto dessa visão ainda resta ou o quanto já mudou nos dias de hoje.
HIPÓTESES 1. Muitos conceitos sobre o comportamento feminino que existiam no século XIX, ainda prevalecem no século XXI, isso é visivelmente retratado nos julgamentos sofridos pela personagem de Machado de Assis. Capitu, em pleno século XXI ainda é julgada conforme os padrões estabelecidos para mulheres do século XIX.
2. Capitu é a mulher que nasce no século XIX, mas que tem características que ultrapassam a sua época.
3. O olhar masculino do narrador Bento Santiago influencia na visão que o leitor da obra de Machado de Assis terá sobre Capitu.
JUSTIFICATIVA
No decorrer dos séculos houve grandes mudanças em relação à visão do comportamento feminino, porém essas mudanças não foram tão extremas assim ou tão radicais.
Hoje no século XXI