O educando quilombola no municipio de malhada
O EDUCANDO QUILOMBOLA NO MUNICIPIO DE MALHADA
PROBLEMA:
Quais as dificuldades dos educandos quilombola no processo de aprendizagem da sua cultura local?
JUSTIFICATIVA:
Justifica-se aqui a relevância do tema visto a importância de se apontar para o fato de que é elemento chave de todo o processo de ensinar e aprender.
A educação quilombola pertencem aos processos de ensino e aprendizagem, isto, mostra a Educação tem que ser plural e a única capaz de formar educando quilombola preparados para uma diversidade. A escola é o grande espaço de socialização da criança, é onde ele se prepara para viver civilizadamente, integrando uma sociedade. Para isso, deve também ser um espaço cultural, no sentido de formar cidadania. Esse aspecto é essencial para a eficácia e eficiência do ensino, considerando que conduz à reflexão e á crítica do conhecimento à luz social, isto é, educador e educando é lançado para além dos limites da sala de aula ou mesmo, das dependências das escolas, para situarem-se no cerne das transformações sociais, propiciando um campo de discussões e proposições extremamente fértil. E isto obriga, tanto educadores quanto educandos, a buscar novos conhecimentos, novas fontes, novas pesquisas, novos recursos, o que leva a um ciclo de produção, avaliação, construção e reconstrução de conhecimentos e, conseqüentemente, na vida social à participação e à cidadania.
OBJETIVO GERAL:
Analisar as dificuldades de aprendizagem do aluno quilombola através de intervenção específica e junto com a escola, família para o seu pleno desenvolvimento educacional.
HIPÓTESES:
As dificuldades dos educandos do município de Malhada referem à incapacidade técnica de profissional no conhecimento da cultura afro-brasileira na comunidade local.
METODOLOGIA:
Realização questionários feitos aos alunos e pais oriundos quilombola, para permitir uma avaliação mais precisa dos dados.
Acontecimento de pesquisa exploratória na comunidade quilombola do município.