Pessoal
Professor: Fabio Rodrigues Barreira
Turma: Gestão de Pessoas (1.º Semestre)
Apostila - Marketing Pessoal
MARKETING E MARKETING PESSOAL: CONCEITOS
Alguns especialistas definem o marketing como estratégias para conquistar e fidelizar clientes; outros, como uma maneira de otimizar vendas e resultados. Há ainda aqueles que entendem o marketing como modo de fazer com que a marca do produto seja sempre a mais lembrada pelos consumidores. Por outro lado, se perguntarmos a um leigo o que é marketing, provavelmente ele responderá que é sinônimo de manipulação, propaganda ou vendas.
Atualmente, em uma compreensão compartilhada pelos estudiosos, sabe-se que a venda e a propaganda são dois dos componentes do marketing, mas ele não se reduz a isso (Kotler e Keller, 2006; Rizzo, 2006). É interessante destacar que o conceito de marketing apresentado por Kotler e Keller traz a idéia de que existe uma troca (dar e receber), que ela deve satisfazer ambas as partes (todos ganham) e ter como objeto produtos e serviços de valor (qualidade e credibilidade).
Quando aplicamos os conceitos de marketing às pessoas, de modo que elas se tornem um 'produto' desejado pelo mercado consumidor, temos a ferramenta conhecida como marketing pessoal.
Embora haja diferentes abordagens sobre o tema, seguem alguns pontos de vista que podem ser considerados comuns em relação ao marketing pessoal:
* é um recurso estratégico que possibilita o bom posicionamento do profissional, assim como um diferencial mercadológico que agrega valor á sua imagem;
* não é criar uma imagem falsa de si mesmo ou que não corresponda ao autoconceito.
Finalizando, uma nota é importante: o marketing pessoal é uma ferramenta que usa estratégias de marketing para projetar uma imagem correspondente ao autoconceito de uma pessoa. Por isso, é possível que se encontre aplicação do