Dom casmurro
Curiosidades sobre Dom Casmurro:
-O nome da filha de Sascha e Escobar era Capitolina (nome da Capitu)
-O nome do filho de Bentinho e Capitu era Ezequiel (primeiro nome de Escobar)
-O livro Dom Casmurro teve uma "adaptação" para o cinema com o filme: Dom, dirigido por Moacyr Goés
-O livro já teve sua versão para cegos
-O livro foi lançado em 1899, no ano em que Machado de Assis completou 60 anos
-O livro teve sua adaptação em uma minissérie na globo, chamada "Capitu"
-O Livro Dom Casmurro foi o Sétimo romance do Autor Machado de Assis
Levando em consideração duas ideias de Machado de Assis - a de que “a realidade é boa, mas o realismo não serve para nada”, e a que define a vida como “uma ópera bufa com alguns entremeios de música séria”, Luiz Fernando Carvalho recriou o livro Dom Casmurro seguindo um formato operístico, moderno e não-realista.
Os personagens eram apresentados de forma concisa, e a ação é dividida em cenas curtas e densas, como em uma ópera. A estrutura narrativa do romance foi mantida, com os capítulos divididos por títulos curtos, anunciados em cartelas e proferidos como nas antigas radionovelas. O texto foi preservado: as palavras e os diálogos são os mesmos do livro, e a cronologia básica é a mesma.
A opção pelo título Capitu e não Dom Casmurro, como o livro de Machado de Assis, partiu da ideia de buscar um diálogo com a obra original e com a própria personagem Capitu. Além disso, segundo a direção, foi uma forma de deixar claro que a minissérie ia além de uma simples transposição de um suporte para outro.
O grande mistério do livro - se Capitu traiu ou não Bentinho - foi mantido na minissérie. Luiz Fernando Carvalho