A mulher na sociedade do século XIX
Sob a ótica dos romances urbanos e real-naturalistas.
Passo 01: Introdução
A mulher na sociedade brasileira do século XIX, sob a ótica dos romances urbanos e dos real-naturalistas.
Obras envolvidas:
A moreninha
Autor: Joaquim Manuel de Macedo
Obra publicada em: 1844
Dom casmurro
Autor: Machado de Assis
Obra publicada em: 1899
O Mulato Autor: Aluísio Azevedo
Obra publicada em: 1881
Senhora
Autor: José de Alencar
Obra publicada em: 1875
Obras de apoio:
Quem é Capitu
Os livros escolhidos para a leitura e interpretação foram: “A Moreninha”, “Senhora”, “Dom Casmurro”,”O Mulato”. A apreciação das obras foi feita com foco no tema “a mulher na sociedade brasileira do século XIX, sob a ótica dos romances urbanos e dos real-naturalistas”.
Como cada um dos livros apresenta um tema diferente foi possível observar o comportamento das mulheres em situações distintas.
Passo 02: A Moreninha
Considerando o livro “A Moreninha” percebemos um romance, onde é evidenciada a paixão e a inocência do primeiro amor. Nele, a mulher assume diferentes papéis: o da avó doce, terna, que trata a todos bem e com carinho de uma verdadeira mãe, uma senhora de bom coração (D. Ana); o das primas invejosas e fofoqueiras e o da doce, porém travessa protagonista.
As mulheres que mais se destacam na obra são:
Carolina: personagem principal, ainda que petulante não tem defeitos aparentes e possui qualidades que faltam nas personagens secundárias. Travessa, inconsequente, às vezes engraçada, viva, curiosa e em algumas situações impertinente. A sua perfeição vem de sua condição como heroína do romance;
D. Ana: avó de Felipe é uma senhora de espírito e alguma instrução, cheia de bondade e agrado, ternura de mãe;
D. Quinquina: Meiga, terna e modesta.
D. Joaninha: 17 anos, morre por casar. Tal afirmação deixa bem claro como era visto o casamento na época, mulheres ainda jovens eram entregues ao casamento para qual elas mesmas esperavam e após dedicavam-se integralmente.