Literatura de hoje
O objetivo deste artigo é analisar o perfil feminino na obra memórias póstumas de Brás cubas, avaliando como cada uma das personagens se demonstravam diante de uma sociedade que as permitia somente ser dona do lar e uma esposa submissa, considerando assim que o casamento seria apenas um acordo de interesses econômicos, mas que mesmo diante da imposição da sociedade, machado conseguia que a mulher tivesse voz ativa e isto é mostrado em algumas personagens, quando é evidenciada sua atitude que levam a ações e reações.
Através de uma boa leitura do livro podemos analisar como as personagens como as personagens femininas diante das imposições sociais, e a evolução deste processo do século XIX em relação aos dias atuais. Assim podemos observar Machado de Assis no romantismo e realismo, mostrando as diferenças, e importância dos personagens desta época, para as mudanças que acontecem nos dias de hoje, devido estas atitudes que permitiram a reformulação de uma sociedade.
Introdução
Para se entender o fundamento desta obra e do perfil feminino que será apresentado, de acordo com a obra memórias póstumas de Brás cubas, é necessário conhecer todas as características que a envolvia, e conhecer também as características do autor que se denomina o grande escritor da literatura brasileira: Joaquim Maria Machado de Assis.
No presente artigo iremos analisar o perfil feminino na obra memórias póstumas de Brás cubas, observando o comportamento, ações e reações das mesmas, e assim fazendo um paralelo dessas atitudes que de certa forma influenciaram paras as revoluções e a busca igualitária das mulheres do século XXI.
É de tamanha importância deixar claro que será mostrado que mesmo com o passar do tempo ainda existem mulheres do século XIX presente nos dias atuais, assim como existiram também mulheres do século XXI na sociedade do Século XIX, ou seja, uma mudança ou mesmo uma inversão dos fatos