projeto multidisciplinar iii
Daí a necessária pergunta epistemológica: o que a criança sabe sobre a realidade? A questão é pertinente visto que o desenvolvimento do conhecimento do qual todos nos precisamos nos aprimorar não é a cópia da realidade.
Nesse sentido, a realidade, ou seja, o que existe em si, não pode ser confundido com a ideia e os conceitos que constrói sobre essa mesma realidade, porque, muitas vezes, “tomamos a ideia pela realidade, a ideia das coisas, confundindo a leitura com as próprias coisas, e isso pela simples razão de que são nossas ideias que formam o que chamamos de mundo e orientam nossas práticas”.
Nesse processo, “raramente nos damos conta de que em cada anto trabalhamos com as reais a partir das suas ideias. Isto é, com a representação que temos do real”.
Algo essencial é o espaço e tempo conceitos importantes para as crianças, na medida em que ela cresce, percebe que o espaço é social e se transforma com o passar do tempo, produzindo uma história da qual faz parte.
O tempo deve ser trabalhado de forma gradual e contínua, pois se trata de um conceito bastante abstrato e complexo para as crianças nos primeiros anos do Ensino Fundamental.
Para um bom andamento metodológico no processo de alfabetização nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, não podemos valorizar somente a Língua Portuguesa e a Matemática em detrimento das demais áreas do conhecimento.
E possível envolver as crianças em um processo universal, sendo ele rico de possibilidades de aprendizagem.
Existem propostas a seguir que levam em conta as premissas apresentadas anteriormente e podem ser aplicadas nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, desde que estejam aprofundadas e adaptadas ao plano de curso do professor, ás