Analise filme dom
Nos primeiros minutos do filme, aparentemente não existe nenhuma ligação com a obra de Machado de Assis. O Personagem principal Bento ( Marcos Palmeira) que recebeu esse nome em homenagem ao protagonista do romance machadiano, morra em São Paulo diferentemente de Bentinho que morra na capital fluminense. Outras diferenças são que Bento possui um relacionamento.
O filme avança e passa a ter os mesmos contornos do livro a partir do momento que surge Ana (Maria Fernanda Cândido) que foi uma paixão de Bento na infância e que recebeu o apelido de Capitu. O encontro é ocasional, porém reacende a paixão que existia entre os dois. Existe um grande ajuda do amigo Miguel (que corresponde a Escobar) que de maneira indireta foi o facilitador do romance entre Bento e Ana, assim como em “Dom Casmurro” quando apresentou uma solução para que Bentinho deixasse o seminário e consequentemente casar-se com Capitu.
Capitu passa a morar em São Paulo com Bento onde se casam e começam um relacionamento aparentemente feliz. A Presença de Miguel assim como era a de Escobar na casa de Bento é intensa favorecendo os ciúmes de bento que cresciam cada vez mais. Assim como Capitu, Ana é uma mulher decidida e independente – se Capitu era um rascunho da mulher do século XXI Ana é definitivamente uma mulher moderna – que sonhava em ter uma carreira no teatro e no cinema.
Com o passar do tempo o relacionamento de Bento e Ana, assim como ocorreu com o de Bentinho e Capitu, é minado pela falta de diálogo e pela desconfiança. Miguel passa a ter um papel fundamental nesse processo pois coloca-se sempre em favor de Ana o que irrita Bento, esse é um ponto em que o filme afastasse um pouco do livro uma vez que Escobar tinha uma amizade com Capitu no entanto ela não era tão forte e próxima como a de Miguel e Ana. Com o nascimento do filho e a insistência da mulher em ser atriz o relacionamento chega ao fundo do