Análise do Filme: “O Som do Coração”
A linguagem em destaque contida no filme é a música. A música vem sendo abordada no filme através de um menino que se chama Evan Taylor, fruto de um relacionamento entre dois amantes da música, gerando assim um menino com uma facilidade enorme em aprender através dos sons que ele ouvia, a criar melodias, gerando assim uma curiosidade pelo mundo da musica, era o que o movia e fortalecia no mundo que ele vivia, achando ser um órfão. Sua facilidade e dom de tocar instrumentos musicais atraíram olhares de diversas pessoas, umas usaram para ajudar e fortalecer o dom existente nele, outras usaram para se aproveitar do dom que ele tinha com os instrumentos, com a musica para lucrar encima disso.
No filme a ideia de dom aparece explicita. O dom de Evan Taylor para a música se tornou maior de que todas as dificuldades que por ele foram enfrentadas. Demonstrando um pré-conhecimento ao se deparar com as notas musicais, criando partituras sem nunca antes ter estudado para isso. Sim, pois dentro da leitura feita do texto observa se tipos de artes, localizando o dom como a arte em forma de conhecimento, uma interpretação da realidade. O ambiente cultural, social e econômico onde o sujeito esteja inserido, o mesmo pode despertar o interesse em relação a um dom próprio da pessoa, da qual pode leva-lo a atingir determinadas aptidões de seu desenvolvimento nato, ou pelo impacto do despertar, seja esforço operacional, como, por exemplo, o sujeito inserido no meio evangélico onde desenvolve a musica instrumental, esta criança terá uma probabilidade de inserção à música erudita.
As teorias musicais, ensinada na escola “Julliart” teve um papel de orientação e despertamento sobre August, ao qual até então não possuía conhecimento sobre o grande universo da música. A escola mostrou a ele uma forma diferente de entender e criar músicas, melodias, harmonias, ritmos através da capacidade que ele possuía em sentir nas vibrações da natureza, dos