ANÁLISE DOS ELEMENTOS DA NARRATIVA DO FILME “Dom”
ANÁLISE DOS ELEMENTOS DA NARRATIVA DO FILME “Dom”
São Gonçalo, Rio de Janeiro09/05/2014
ANÁLISE DOS ELEMENTOS DA NARRATIVA DO FILME “Dom”
Trabalho desenvolvido em atendimento às exigências da disciplina intitulada Língua Portuguesa, do curso de graduação em Engenharia Civil. São Gonçalo, Rio de Janeiro09/05/2014
Tempo
O tempo do filme é cronológico e linear, exceto na primeira cena onde há indícios de ter ocorrido um acidente. E também devido às interrupções feitas por Bento para recordar momentos de seu passado com Ana, o que se caracteriza como tempo psicológico, uma parte subjetiva, vivida ou sentida pelo personagem que flui de acordo com seu estado de espírito.
Espaço
A estória se passa entre Rio de Janeiro e São Paulo. O estúdio de Miguel e o local de ensaio de Ana foram os primeiros ambientes físicos revelados, que Bento posteriormente também conheceria. A primeira aparição dele no filme foi no restaurante, onde se encontrou com Miguel e Daniela.
O primeiro espaço psicológico apresentado é quando Dom e Capitu se encontram, ele então se lembra de sua infância ao lado dela, o que se repete em alguns momentos ao longo do filme. Uma praia e a casa de Capitu são exemplos dos tempos psicológicos utilizados para mostrar as vivências e sentimentos de ambos, de acordo com a percepção de Bento.
A casa de Dom e a casa de Ana foram os ambientes físicos seguintes apresentados no filme, onde ocorreram sucessões de cenas, desde o término com Heloísa, até o pedido de casamento à Ana.
Após isso, surgiram alguns ambientes de menor relevância, como; a fábrica onde Bento trabalhava, uma praia (primeiro local em que Bento sente ciúmes de Ana), o hospital onde o filho do casal nasceu, alguns restaurantes e os sets de filmagem em que Ana trabalhava. Por fim, Bento se encontra em uma praça, onde se vê relembrando seu passado com Ana pela última vez no filme.
Por fim o ponto final, a morte de Capitu e o último ambiente, o