DOM CASMURRO E MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS
DEDICATÓRIA
Dedicamos nosso trabalho ao grande mestre e escritor brasileiro, Machado de
Assis, que fez com que a sua vontade de acabar com o Romantismo Brasileiro se tornasse um dos grandes movimentos literários de nossa terra e ao nosso professor de Língua Portuguesa e Literatura, que nos apresentou o universo fantástico da literatura brasileira.
1
SÃO PAULO, NOVEMBRO DE 2013.
ETEC ZONA SUL - ENSINO MÉDIO – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
AGRADECIMENTOS
Agradecemos nosso professor de Língua Portuguesa e Literatura, pelas aulas ministradas ao decorrer do ano letivo de 2013 e nossas famílias, que entendem a necessidade de nos dedicarmos à escola e à construção de nossas vidas acadêmicas e profissionais.
2
SÃO PAULO, NOVEMBRO DE 2013.
ETEC ZONA SUL - ENSINO MÉDIO – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
RESUMO
Tendo as obras “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Dom Casmurro”, ambas do escritor brasileiro Machado de Assis como objeto de estudo, visamos explicar o período realista na literatura brasileira e fazer com que se compreenda as obras deste autor, que são repletas de ironias e críticas sociais, principalmente contra as instituições falidas que eram mantidas por aparência pela hipocrisia, como os casamentos, os amores, a política e as demais relações. Para que se chegasse a tal trabalho, as obras foram lidas, analisadas, interpretadas e comparadas à outras mídias, além de terem sido realizadas pesquisas acerca do movimento literário ao qual pertencem o autor e suas obras. Em suma, esse trabalho vem apresentar a obra do autor que iniciou o movimento literário do Realismo no Brasil e sua grande importância ainda no século XXI.
Palavras-chave: Machado de Assis, Brás Cubas, Dom Casmurro, Capitu,
Virgínia, Realismo, Realismo no Brasil, Século XIX.
3
SÃO PAULO, NOVEMBRO DE 2013.
ETEC ZONA SUL - ENSINO MÉDIO – LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA