DOGMATISMO CRITICISMO E CETICISMO
O que podemos conhecer?
Vejamos por último uma das mais importantes questões da gnosiologia:somos capazes de conhecer a verdade? É possível ao sujeito apreender o objeto? Afinal,quais são as possibilidades do conhecimento humano? As respostas dadas a essas questões levaram ao surgimento de duas correntes básicas e antagônicas na história da filosofia.Uma é o ceticismo,que diagnostica a impossibilidade de conhecermos a verdade.A outra é o dogmatismo,que defende a possibilidade de conhecermos a verdade.
Conceito de verdade
Mas o que queremos dizer por verdade? Que verdade é essa da qual tratam tantos pensadores? A palavra verdade tem o sentido básico de uma correspondência entre o que se pensa ou se diz é a realidade que se quer conhecer ou expressar. É o mesmo que conhecimento verdadeiro. No entanto,quando os diversos filósofos que tratam da temática do conhecimento falam em "conhecer a verdade",estão se referindo não só a esse sentido básico,mas também -e principalmente-à ideia de conhecer como o objeto é em sua essência,ou seja,sua realidade intrínseca. Trata-se de conhecer o ser,a realidade essencial e metafísica das coisas. Se,por exemplo,um pássaro parece azul para algumas pessoas e verde-azulado para outras,qual será a cor verdadeira desse pássaro? Será possível conhecer a verdade? Veja algumas das respostas dadas a essa pergunta. Destacaremos,além das correntes do ceticismo e do dogmatismos,uma terceira posição , o criticismo, que tenta superar o impasse criado por essas posições antagônicas.
Dogmatismo
Uma doutrina é dogmática quando,como dissemos,defende a possibilidade de atingirmos a verdade. Essa interpretação pode seguir duas variantes: dogmatismo ingênuo - têndencia que confia plenamente nas possibilidades do nosso conhecimento(predominante no senso comum).Não vê problema na relação sujeito conhecedor e objeto conhecido.Crê que,sem grandes dificuldades, precebemos o mundo tal qual ele é;