Criterio de demarcação
-O ceticismo é um estado de vida que duvida de todo o conhecimento humano.
-O criticismo, critica tudo, deve haver um fundamento para as coisas, o conhecimento deve ser questionado sua veracidade.
- O dogmatismo ocorre quando uma pessoa considera uma verdade absoluta e indiscutível, é quando são ditas verdades que não foram revisadas ou criticadas, que a sociedade simplesmente tornou-a verdade absoluta. Não há duvidas, eles não criticam. Ex: algumas crenças da religião.
Então, se o ceticismo e o criticismo são questionados e estudados podem ser considerados ciência segundo o critério de demarcação. E o dogmatismo por não ter necessidade de ser comprovada pode ser considerado como não ser ciência.
Dogmatismo
Atitude que se opõe ao ceticismo. O Dogmatismo é sempre atribuído ao sujeito do conhecimento. O dogmatismo consiste em raciocinar através de certezas, sejam essas obtidas pela razão (racionalistas), sejam obtidas pela experiência dos sentidos (empirismo). Descartes, por exemplo, acreditava que havia duas certezas da razão: a primeira é a de que EU EXISTO, e a segunda de que O MUNDO EXISTE. Nesse sentido, as certezas são verdades universais. Essas verdades universais são irrefutáveis, isto é, não podem ser criticadas, examinadas ou negadas. Por fim, são objetos de fé e, não se aplicam só a religião, mas também a ciência e aos cientistas.
Ceticismo
Atitude ou modo de vida adotado por uma pessoa que define-se pela negação completa de todo o conhecimento humano. Do grego Skepsis, investigação ou questionamento. O cético defende a negação da possibilidade de todo conhecimento e de crença racional. criticismo Atitude, segundo ao qual, da-se preferência a crítica. Essa doutrina foi exposta na Crítica da Razão Pura