Os desafios do conhecimento
Diretoria acadêmica de ciências
Epistemologia
Docente: Dr. Maurilio Gadelha Aires
OS DESAFIOS DO CONHECIMENTO
Discente: Paulo César Palhares Lima
Natal/RN
Julho de 2014
1. Introdução
Epistemologia que é tratada como a filosofia do conhecimento, é o ponto da filosofia que cuida da natureza, da eclosão e dar vencimento do conhecimento. A mesma epistemologia está relacionada à metafísica, a lógica e a filosofia da ciência, considerando que em seus pressupostos se avaliam a consistência lógica de teorias e suas credenciais científicas. Tendo essas conclusões podemos dizer que uma das principais áreas da filosofia é a epistemologia.
A mesma utiliza de padrões como problemáticas a compreender a questão da possibilidade do conhecimento e a partir dessas mesmas problemáticas explicarem as variações de pensamentos, as suas características e até mesmo a sua validade e dimensão.
Ao introduzirmos um estudo sobre a Epistemologia, as teorias do conhecimento e seus desafios, passaremos por escolas e visões epistemológicas de autores e pensadores já conhecidos e as mesmas possibilidades de conhecimento, como diz o autor, HESSEN em A teoria do conhecimento (1999) p. 29, são essas possibilidades o dogmatismo, ceticismo, subjetivismo, relativismo, pragmatismo e criticismo, visto a existência dessas possibilidades é necessário transcorrer sobre as mesmas e explicar suas particularidades e importância na construção do conhecimento.
2. Dogmatismo
Segundo Tonet (2000, p. 7) “O dogmatismo e a rigidez que torna a razão incapaz de apreender a concreta lógica do real.” se embasando nessa frase extraída de “A crise das ciências sociais” podemos falar do Dogmatismo como um conhecimento não flexível e absoluto, eis que o objeto pensado é aquilo e nada mais e o conhecimento não chega a ser um problema, visto que o