Doenças causadas pela falta e excesso de carboidratos
Não existem doenças específicas causadas por falta de carboidratos, somente sintomas. A escassez de carboidratos desencadeia hipoglicemia que é o excesso de insulina no corpo, o que culpa níveis muito baixos de açúcar no sangue. A falta de carboidratos resulta ainda na menor ingestão de fibras, o que pode causar distúrbios intestinais, desidratação, fraqueza e náuseas. Os rins também passam a trabalhar acima do limite, assim como o fígado, obrigado a processar uma quantidade de gorduras maior que a recomendável. Além disso, dietas ricas em gorduras e pobres em fibras e carboidratos estão relacionadas a alguns tipos de câncer. - Sem carboidratos o organismo utilizará maior quantidade de gorduras para produzir energia. A GLICOSE (carboidrato simples essencial para a sobrevivência das células, derivada dos amidos, sacarose e frutose) deverá ser produzida pelo fígado, pois as células nervosas NÃO SOBREVIVEM sem ela.
- Para sintetizar a glicose sem obter carboidratos na dieta, saem aminoácidos (componentes das proteínas) dos músculos, uma parte para serem oxidados in loco e a outra parte vai ao fígado originar glicose. O mesmo ocorre com a proteína que está sendo ingerida. Na alimentação balanceada (com 60% das calorias vindas dos carboidratos) as proteínas são direcionadas para a síntese de novas células.
- Cada molécula de carboidrato armazenada nos músculos (chamada Glicogênio Muscular – ESSENCIAL para evitar a fadiga física) guarda consigo 2,7 moléculas de água. Ora, sem repôr carboidratos, desidrata-se e perde-se peso também de água.
Doenças causadas pelo excesso de carboidratos
As doenças mais conhecidas causadas pelo excesso de carboidratos são diabetes e obesidade. Diabetes – A diabetes é causadas basicamente quando o nível de glicose (produto final da quebra de carboidratos mais complexos) no sangue está muito elevado. Isso pode ocorrer devido ao corpo ter adquirido