Obesidade
O que é obesidade?
Obesidade é uma doença crônica (isto é, de longa duração), caracterizada pelo excesso de gordura corporal. O diagnóstico de obesidade é feito através do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), que é uma medida simples da quantidade de gordura de um indivíduo.
Porque a obesidade é considerada uma doença?
O excesso de peso (tanto o sobrepeso como a obesidade) podem aumentar consideravelmente as chances de uma pessoa desenvolver problemas de saúde sérios, tais como: diabetes mellitus (tipo 2), hipertensão arterial (pressão alta), doenças do coração (infarto, angina), derrame cerebral, cálculos na vesícula (colelitíase), colesterol alto (dislipidemia), gota, alguns tipos de câncer (por exemplo, do útero e da mama), problemas dos ossos e articulações (artrose), complicações respiratórias (roncos excessivos e respiração interrompida durante o sono – apnéia do sono) e até mesmo provocar a morte precoce (principalmente devido aos problemas cardiovasculares). A obesidade também torna muito mais difíceis de tratar certas doenças, como a hipertensão e o diabetes.
Além disso, a obesidade é uma condição que diminui muito a auto-estima e leva a transtornos psiquiátricos como ansiedade e depressão, interferindo na qualidade de vida das pessoas. Crianças e adolescentes obesos, por exemplo, são vítimas de preconceito, gozações e rejeição social por parte de seus colegas magros, o que estimula neles o isolamento e o agravamento do sedentarismo, numa situação em que mais atividade física poderia produzir grande benefício. Adultos obesos também sofrem preconceito e dificuldades para obtenção de emprego e até mesmo para iniciar relacionamentos pessoais e amorosos.
O achado de excesso de peso (principalmente gordura na região abdominal), juntamente com alterações do colesterol, aumento da pressão arterial e diabetes, numa mesma pessoa, leva ao diagnóstico de síndrome metabólica. A síndrome metabólica é importante porque