Usinas termelétricas
Introdução
Funcionamento de uma termelétrica
Matéria da Revista Veja
Conclusão
Bibliografia
Introdução
Desde que o homem passou a usar outros tipos de energia, que não a dos animais e da força humana, os combustíveis e outras fontes mais modernas tornaram-se imprescindíveis, sendo responsáveis pelo progresso da economia e do bem-estar da humanidade. Países favorecidos pela natureza com essas “maravilhas” passaram a ser privilegiados na economia industrial e pós-industrial.o responsaram-se imprenstn
Apesar de a geração hidrelétrica ser predominante na matriz energética brasileira, a adoção das usinas termelétricas tende a mudar o cenário na próxima década. E essa mudança trará desafios ambientais no controle de gases poluentes.
Fontes de Energia
As fontes de energia naturais, também chamadas de energia primária, são divididas em dois tipos: - Fontes de energia não renováveis, ou seja, que se esgotarão e não serão repostas. A exemplo estão o petróleo, o gás natural, o carvão mineral, etc.
- Fontes de energia renováveis, ou seja, que não se esgotam, como a energia solar, dos vegetais, da correnteza dos rios, dos ventos, do calor interno da Terra, etc. Essas fontes de energia são também consideradas fontes alternativas por contribuírem com a não-dependência das fontes de energia não renováveis.
Funcionamento de uma Termelétrica
Se na usina hidrelétrica as águas dos rios movimentam as turbinas, na termelétrica quem faz esse papel é o vapor de água produzido por uma caldeira aquecida pela queima do carvão e do petróleo, e, portanto dependente de combustíveis fósseis. Para se transformar em energia elétrica, são necessárias três etapas: Nas usinas térmicas convencionais, a primeira etapa consiste na queima de um combustível fóssil, como carvão, óleo ou gás, transformando a água em vapor com o calor gerado na caldeira. A segunda consiste na utilização deste vapor, em alta pressão, para girar a turbina, que por sua