Usinas Termelétricas
Trabalho de Geografia:
TERMOELÉTRICAS
Disciplina: Geografia
Turma: 2º. B
Aluno: Douglas Fernando Nº.16
Campo Grande, 19 de novembro de 2013.
Usina termelétrica
Usinas termelétricas produzem energia a partir da queima de carvão, óleo combustível e gás natural em uma caldeira, ou pela fissão de material radioativo (como o urânio).
O calor gerado a partir destes elementos transforma em vapor a água presente em tubos localizados nas paredes da caldeira. Tal vapor, em condições de alta pressão, faz girar uma turbina, que aciona o gerador elétrico. Deste, a energia é conduzida até um transformador para ser distribuída para consumo, enquanto a água é resfriada em um condensador e redirecionada aos tubos da caldeira, para repetir o ciclo.
Pouco mais de 60% da energia do mundo é produzida neste tipo de usina que, por aquecer água de rios ou mares para o resfriamento de turbinas e água, além de eliminar dióxido de carbono, gera impactos ambientais consideráveis.
Entretanto, apesar de não ser consenso, acredita-se que hidrelétricas causam impactos bem maiores, por desmatar e alagar uma área muito grande, e também liberar gases do efeito estufa. Além disso, termelétricas podem usufruir do gás natural, ou mesmo subprodutos como a palha de arroz, como fonte de calor. Disponibilizados de forma relativamente simples a partir de grandes indústrias, lixões e aterros sanitários, estes evitam o uso de derivados do petróleo e são menos poluentes.
Nas usinas termelétricas, o movimento dos geradores se dá através da queima de um combustível. Nessa usina, a água é vaporizada em uma caldeira e o vapor é conduzido à alta pressão por uma tubulação até às pás de uma turbina, cujo eixo estará apoiado ao gerador.
Com o choque entre as moléculas do vapor d’água à alta pressão e as pás da turbina, obtém-se o movimento do eixo do gerador. Posteriormente, o vapor