USINAS TERMELÉTRICAS
CAMPUS MOSSORÓ
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS, TECNOLÓGICAS E HUMANAS - DCETH
CURSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
USINAS TERMELÉTRICAS
MOSSORÓ-RN
2013
ERICSON ROMUALDO FONSECA FERREIRA
FELIPE JALES DE MATOS
IOQUIANE FERREIRA LIMA E SILVA
LUANN GEORGY OLIVEIRA QUEIROZ
USINAS TERMELÉTRICAS
Trabalho apresentado à Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA Campus Mossoró para a obtenção de parte da segunda nota da disciplina de fontes alternativas de energia.
Prof. Dra. Fabiana Karla de Oliveira Martins Varella
MOSSORÓ-RN
2013
Introdução
Uma das fontes de geração de energia mais utilizadas e a termoelétrica. Neste tipo de geração, a energia elétrica é obtida através da transformação de energia térmica em energia mecânica para a movimentação de uma turbina acoplada a um gerador elétrico. A diferença entre os vários tipos de usinas está no modo em que é obtida esta energia térmica, mais especificamente, no tipo de combustível que a usina utiliza e na forma como é queimado (CINCOGNA E FILHO, 2005).
Conforme Cincogna e Filho (2005), o Brasil é um país onde a energia termoelétrica corresponde a uma parcela pequena da produção total, dada a abundância de aproveitamentos de recursos hidráulicos. Dados atuais apontam que aproximadamente 95% da geração do país são de origem hidrelétrica. A usina termoelétrica a gás natural tem como produto final a geração de energia elétrica após os diversos processos para a conversão a partir da matéria-prima que é o gás natural. O mesmo chega até o parque industrial através de quilômetros de gasodutos. O gás natural antes da entrada na máquina passa por um processo de purificação e em seguida pelas válvulas de segurança, controle e dosadora, de onde se faz a aceleração da máquina de acordo com a potência solicitada pelo gerador elétrico. Esse turbo gerador como é comumente chamado é