CALCIO
Hipercalcemia é o excesso de cálcio no sangue.
Causas
O cálcio é importante para muitas funções corporais, incluindo:
Formação dos ossos
Liberação de hormônios
Contração muscular
Função nervosa e cerebral
Hormônio da paratireoide (PTH) e vitamina D ajudam a controlar o equilíbrio do cálcio no corpo. O PTH é produzido pelas glândulas paratireoides - quatro pequenas glândulas localizadas no pescoço atrás da glândula tireoide. A Vitamina D é obtida pela exposição da pele à luz solar e de fontes de alimentos, tais como:
Gema de ovo
Peixes
Cereais fortificados
Produtos lácteos fortificados
O hiperparatireoidismo primário é a causa mais comum de hipercalcemia. Isso se deve à liberação de PTH em excesso pelas glândulas paratireoides. Esse excesso ocorre devido à dilatação de uma ou mais glândulas paratireoides ou por um crescimento (geralmente não cancerígeno) em uma das glândulas.
Outras condições médicas também podem causar hipercalcemia:
Insuficiência da glândula adrenal
Uma condição hereditária que afeta a capacidade do corpo de regular o cálcio (hipercalcemia hipocalciúrica familiar)
Estar acamado (ou não ser capaz de se mover) por um longo período de tempo
O excesso de cálcio na dieta (chamada de síndrome de leite e alcalino, geralmente devido à ingestão de pelo menos 2.000 miligramas de cálcio por dia)
Hipertireoidismo
Insuficiência renal
Medicamentos, como lítio e diuréticos à base de tiazida (fluidos aquosos)
Alguns tumores cancerosos (por exemplo, câncer de pulmão, câncer de mama) excesso de vitamina Dhipervitaminose D) pela dieta ou doenças inflamatórias
A hipercalcemia afeta menos de um porcento da população. A capacidade de medir o cálcio no sangue desde os anos 1960 tem melhorado a detecção. Hoje, a condição é diagnosticada em um estágio precoce, então, a maioria dos pacientes com hipercalcemia não tem sintomas.
Mulheres com mais de 50 anos têm mais probabilidade de ter hipercalcemia, geralmente