Calcio
Devido à alta reatividade do cálcio, ele não é encontrado em forma pura sendo assim, é encontrado na forma de carbonatos e fluoretos na natureza. É utilizado em construção sob o nome de Cal viva como componente em reboco. A cal viva usa-se como matéria-prima para preparar morteiros. Também é usada para a obtenção do carboreto de cálcio, que é uma massa negra-acinzentada que é utilizada na obtenção de uma matéria-prima para elaborar numerosos compostos orgânicos, como o ácido acético e o álcool. Obtém-se também a cianamida de cálcio, um importante adubo.
O cálcio tem importantes aplicações como constituinte de ligas de chumbo e de alumínio, como agente redutor na obtenção de outros metais a partir dos seus óxidos e como desoxidante para o ferro, aço, cobre e suas ligas. É utilizado, também como insumo da produção agrícola na forma de carbonato de cálcio, que por ser um sal alcalino é utilizado na correção do pH do solo e como fertilizante na forma de sulfato e fosfato de cálcio.
O bicarbonato de cálcio está presente nos ossos dos animais, nos laticínios e dissolvido em águas subterrâneas.
Na indústria, o cálcio metálico é largamente utilizado para eliminar gases residuais em tubos de vácuo, entrando também como agente redutor na preparação de metais como tório, urânio e zircônio. É usado também para desoxigenar, dessulfurizar e descarbonizar várias ligas metálicas.
Os compostos de cálcio são usados na fabricação de uma enorme variedade de produtos que vai de tintas a fertilizantes. Em processos industriais como na curtição de couros e no refino do petróleo, utiliza-se o óxido de cálcio (CaO), sendo este último preparado pela decomposição térmica do carbonato de cálcio (CaCO3).
O giz, um material mole feito de calcário finamente pulverizado, é carbonato de cálcio (CaCO3) de baixa dureza. O óxido de cálcio ou a cal (CaO) entra na composição de mais de 90% de todos os vidros comercializados.
O sulfato de cálcio encontra-se na Natureza nos