projeto de monografia
Nome: Maria Aparecida Dias
Endereço: Rua Prudente de Morais
Cidade: Governador Valadares
Telefone: (33) 88850913
RG.:
CPF.:
Título Provisório: A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ENTRONCAMENTO DAS BRS 116 E 381 NO PERÍODO DE 2009 A 2012.
Área de Pesquisa: Direito Penal
2. OBJETO DA PESQUISA
2.1 TEMA
A exploração sexual de crianças e adolescentes
2.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
A exploração sexual de crianças e adolescentes no entroncamento das BRS 116 e 381 no período de 2009 à 2012
2.3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
O que tem motivado a exploração sexual de crianças e adolescentes no entroncamento das BRS 116 e 381?
Quais as medidas de enfrentamento necessárias para o combate a Exploração Sexual Infantil, sendo esse fenômeno frequente e que envolve vítimas indefesas?
2.4 HIPÓTESES
A exploração sexual de crianças e adolescentes é uma das piores e mais perversas formas de violação dos Direitos Humanos.
Deduz-se que a exploração sexual infantil além de estar associada à pobreza e a miséria, ainda há que se considerarem outros fatores relevantes.
a) O Estado de Minas Gerais concentra o maior número de pontos de exploração sexual infantil do país, sendo o entroncamento das BRS 116 e 381, em Governador Valadares, um dos pontos vulneráveis à Exploração Sexual de crianças e adolescentes. É o caminho de cargas pesadas e diversas, ponto de parada conhecido por caminhoneiros solitários que não se inibem de parar nestes locais na calada da noite ou em plena luz do dia e embarcar adolescentes que desde cedo aprenderam a ganhar a vida com o próprio corpo e se degradam perdendo a infância e a juventude.
A violência familiar também é outro fator que favorece a ação dos exploradores, visto que muitas vezes o ambiente é de alcoolismo, drogas, agressões físicas e psicológicas e até mesmo estupro, estes fatos muitas vezes levam crianças e adolescentes para locais de exploração como uma maneira