Doenças Bolhosas
2014/1
Tema: Doenças Bolhosas
Dermatoestética – Prof. Rosana
Alunas: Adriana Garbero
Deborah Machado
Geisyane Cigani
Patrícia Resende
Regina Leonel
Turma: Estética M1
Doenças Bolhosas
O que são doenças bolhosas?
São doenças cuja manifestação cutânea primária e fundamental consiste em vesículas e bolhas. Classificam-se conforme a localização da bolha, em intraepidérmica e subepidérmica.
Encontram-se entre as mais graves três doenças bolhosas autoimunes: o pênfigo, o penfigóide bolhoso e a dermatite herpetiforme. Em uma doença autoimune, o sistema imune, o qual normalmente ataca os invasores estranhos do corpo (ex: agentes infecciosos) é ativado erroneamente contra um componente normal do organismo (nesse caso, um componente da pele).
O Pênfigo:
A primeira manifestação clínica é o aparecimento de bolhas cheias de líquido, intraepidérmicas, de diâmetros diferentes, primeiro nas membranas mucosas da boca, vagina e pênis, ou na pele do tórax, rosto e couro cabeludo, mas que depois se espalham pelo corpo todo. Quando essas bolhas se rompem, surgem no local feridas em carne viva que podem ocupar grandes áreas e servem de porta de entrada para infecções. Pênfigo é uma doença grave que, não tratada a tempo, pode levar à morte. Ela ocorre mais frequentemente em indivíduos de meia-idade e idosos. Na infância e na adolescência, a enfermidade costuma ser bastante rara.
Existem vários tipos de pênfigo, os mais comuns são: o pênfigo vulgar e o pênfigo foliáceo.
- Pênfigo vulgar: a forma mais frequente da doença e mais grave. A manifestação inicial é o surgimento de vesículas muito dolorosas, parecidas com aftas, nas membranas da mucosa oral. Em pouco tempo, essas bolhas de tamanho variado se espalham por outras áreas da pele e podem romper-se deixando expostas erosões ou úlceras em carne viva.
- Pênfigo foliáceo: possui duas apresentações clinicas diferentes: a doença de
Cazenave e o pênfigo