Doenças bacterianas
Acne
Doença da pele que afeta principalmente adolescentes, e pode incidir em mulheres adultas no período pré-menstrual e em recém-nascidos, também pode ser causada pela exposição ao sol ou por cosméticos. A acne ocorre quando o nível elevado de hormônios sexuais masculinos afetam as glândulas pilossebáceas que passam a produzir uma quantidade maior de secreção gordurosa, essa secreção não consegue ultrapassar a abertura do poro e ali se acumula e origina espinhas/cravos. Os lugares mais comuns afetados são: rosto, costas, peito e ombros.
Agente etiológico: Propionibacterium acnes
Diagnostico: O diagnóstico da acne é feito por exame físico simples. O médico dermatologista avalia o aspecto das lesões de formarem cicatrizes (número de acnes presentes e grau de severidade) e o histórico do paciente (casos de acne resistente na família) e com isso, indica o tratamento adequado.
Fatores de virulência:
Erisipela
Ocorre mais frequentemente em crianças e idosos. Caracterizada pela presença de manchas avermelhadas na pele, produzida pelas toxinas bacterianas. O quadro é, com frequência, acompanhado de febre alta. O modo de contágio ainda não está definido, não se sabe se a pele é invadida por bactérias vindas diretamente do ambiente ou de algum local contaminado do corpo, via sistema linfático. Como tratamento empregam-se antibióticos específicos.
Agente etiológico: Streptococcus pyogenes
Diagnóstico: Clínico e laboratorial. Este último em geral é desnecessário.
Fatores de virulência: ADESINAS - estruturas que se ligam a proteínas da matriz extracelular (fibronectina, colágeno, laminina), ou diretamente a receptores da membrana celular do hospedeiro. No caso da Erisipela: ADESINAS NÃO FIMBRIAIS - Proteínas ou polissacarídeos não filamentosos que participam da ligação com as células do hospedeiro.
Doenças associadas ao sistema respiratório.
Tuberculose
Esta doença é uma inflamação crônica, destrutiva,