Doenças Bacterianas
1.1 CÉLULA
É definida como uma unidade viva fundamental de qualquer organismo, porque como tal ela exibe as características básicas da vida: respira, alimenta-se, cresce, reproduz-se e morre.
Figura 1 – Constituição da Célula
1.2 BACTÉRIAS
São organismos unicelulares que podem possuir parede celular rígida, espécies, locomoção e o material genético das bactérias.
Figura 2 – Bactérias
1.2.1 Classificação
Elas podem ser classificadas quanto à forma, ao metabolismo, à reprodução e à digestão.
1.2.1.1 Quanto à forma:
Bactérias esféricas ou cocóides – os cocos
Bactérias em forma de bastão- os bacilos;
Bactérias curvadas ou em forma de espiral.
Figura 3 – Classificação quanto à forma bacteriana Os bacilos (bastonetes) podem ser pequenos ou longos, grossos ou delgados, pontudos ou com as extremidades curvadas.Podem ocorrer isolados, aos pares(diplobacilos), em cadeias(estreptobacilos), em longos filamentos ou ramificados.
1.2.1.2 Quanto ao Metabolismo
Aeróbicas: Obtém energia para seu crescimento através a partir de nutrientes como a glicose,na presença obrigatória de oxigênio.
Anaeróbicas: A obtenção de energia para seu crescimento não depende do oxigênio
1.2.1.3 Quanto a Reprodução
Esporos:(Grego:Semeadura-Semear) – Unidade de reprodução dos microorganismos.Formam-se unidades de dispersão na reprodução.
Esporo feminino: Óvulo
Esporo masculino: Pólen
1.2.1.4 Quanto a digestão
Fagocitose: É o englobamento e digestão,absorção,englobamento de partículas sólidas e micro-organismos por fagócitos ou células amebóides.
Figura 4 – Processo de fagocitose
2. TUBERCULOSE
No dia 24 de março de 1882, o médico alemão Heinrich Hermann Robert Koch anunciava a identificação do bacilo causador da tuberculose.
Figura 5 – Robert Koch em seu laboratório
O homem magro e de estatura mediana inicia sua