Pedagoga
A importância da Avaliação na Educação Infantil
2012 Segundo Hoffmann (1996), a avaliação deve ser mediadora, onde “mediação significa um estado de alerta permanente do professor que acompanha e estuda a história da criança em seu processo de desenvolvimento”. A avaliação no ensino infantil é o instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica na busca de melhores caminhos para orientar as aprendizagens das crianças, aquela que avaliamos o desenvolvimento e as dificuldades diariamente, assim podendo avaliar as crianças de diversas maneiras como: brincando, em roda de conversa, em uma atividade em sala de aula e até mesmo em seu comportamento durante os dias, tanto individual como em grupo, assim estaremos avaliando todo o aspecto social, emocional, motor e cognitivo por isso não podemos avaliar a criança apenas por uma atividade no papel, pois avaliar a criança é muito mais do que uma simples atividade em folha. Segundo a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a respeito da educação infantil.
Seção II
Da Educação Infantil
Art. 29. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Art. 30. A educação infantil será oferecida em:
I - creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade;
II - pré-escolas, para as crianças de quatro a seis anos de idade.
Art. 31. Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental. Conforme a Lei nº 9.394/96 que acabamos de ler a avaliação deve ter a finalidade de acompanhar e repensar o trabalho realizado. Nunca é demais nos como professores nos avaliarmos para não cometermos erros e darmos uma pratica inadequada da