pedagoga
Sete lagoas
2013
juliana paula gonçalves santos brinquedoteca o brincar e o aprender
Trabalho apresentado ao Curso (pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [organização do trabalho pedagógico na educação, alfabetização e letramento, ludicidade e educação].
Prof. Rosely montagnini, Edilaine vagula Raquel franco Laura célia cabral cava
Sete lagoas mg
2013
Súmario
Introdução .......2
Desenvolvimento ..............3
A NECESSIDADE DE BRINCAR.............3
2.2 A DEFINIÇÃO DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO... 4
2.3 AFETIVIDADE... 5
2.4 BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS... 6
Introdução
Partindo da concepçaõ da infância como construção histórica e social, destaca-se que cada época tem a sua maneira própria de considerar oq eu é ser criança e de caracteriza as mudanças que nela ocorrem ao longo da infância. De pequeno adulto na idade média, passou a ser visto como ser vulnerável e com necessidade próprias no século passado.
Os educadores da brinquedoteca, acredita-se que obrincar possibilita o desenvolvimento integral da criança uma vez que contempla o envolvimento afetivo, o convívio social e a operação mental. A brinquedoteca é um lugar para explorar, sentir e experimentar, onde se inagina se contrói normas e se cria alternativas para resolver as atividades desenvolvendas na briquedoteca irão refletir em melhora da aprendizagem e do comportamento na escola e em casa com a suas famílias.
Com a falta de espaço adequados para brincar na rua, somada a hâbitos solitários- como a permanência em frente á televisão e ao computador a escola se torna uam importante local para intensificar o convívio entre as crinaças além da sala de aula. Um dos espaços privilegidos para isso é a brinquedoteca, que mais do que deversão também se caracteriza por ser um ambiente de aprendizagem e