Doenças Bacterianas
Doenças Bacterianas Humanas
Meningite- cérebro (branco) Cólera- digestório
Salmonela- digestório
Disenterias Bacterianas- digestório
Coqueluche- respiratório
Tuberculose- respiratório
Leptospirose- rins, sangue,(no corpo todo)
Tétano- sangue (lesões na pele)
Tifo- células
Lepra- Pele
Cancro Mole- DST
Gonorréia- DST
Sífilis- DST
Febre Reumática-
Febre Tifóide-
DST’s
http://revisandooconteudo.blogspot.com.br/2013/03/doencas-virais-e-bacterianas.html Disenteria bacteriana- gênero Shiguella
Transmissão: água ou alimentos contaminados
Prevenção: tratamento da água; cuidado com a higiene nos alimentos (lavar, cozer)
Manifestação: dores abdominais fortes, náuseas, vômitos.
Tratamento: soro caseiro; antibióticos como penicilina, quinolonas e cefalosporinas.
Resumos para os Cartazes
Cerca de metade das doenças humanas são provocadas por bactérias. Essas infecções ocorrem geralmente pela inalação ou ingestão de tais organismos; e suas manifestações são variadas. Pele, sistema respiratório e sistema digestório são algumas das regiões que podem ser acometidas. A prevenção da maioria dessas doenças pode ser feita por meio da vacinação e adoção de medidas específicas, como lavar as mãos com frequência, e lavar e/ou ferver os alimentos antes de ingeri-los.
Alguns fungos do Gênero Penicillium possuem a capacidade de eliminar bactérias. Graças a isso, a penicilina tornou-se um eficaz meio de se curar doenças que, outrora, eram mortais; e serviu de ponto de partida para a criação de novos antibióticos.
É importante lembrar que, no entanto, tais remédios, quando mal administrados, podem provocar a seleção de bactérias mais resistentes, possibilitando a piora do quadro da pessoa acometida, e também o surgimento de “superbactérias”. Por esse motivo é que os antibióticos só devem ser utilizados quando são solicitados pelos médicos, nas doses e com a frequência de uso indicada.
Em razão do abuso no uso