Racionalismo x Empirismo
ESCOLA DE ENSINO MEDIO ADAUTO BEZERRA
MATERIAL DE FILOSOFIA PARA OS 3 ANOS
PROFESSOR: JOSE ALDO CAMURÇA
RACIONALISMO x EMPIRISMO
O Racionalismo argumenta que a obtenção do conhecimento científico se dá pelas idéias inatas, que seriam pensamentos existentes no homem desde sua origem que o tornariam capazes de intuir (deduzir) as demais coisas do mundo. Tais idéias inatas seriam o fundamento da Ciência.
Para o Empirismo, a Experiência é a base do conhecimento científico, ou seja, adquire-se a Sabedoria através da percepção do Mundo externo, ou então do exame da atividade da nossa mente, que abstrai a Realidade que nos é exterior e as modifica internamente. Daí ser o Empirismo de caráter individualista, pois tal conhecimento varia da percepção, que é diferente de um indivíduo para o outro. 1- Origem das Idéias
Para o Racionalismo podem existir 3 tipos de Idéias:
A) As do mundo exterior formadas através da captação da Realidade externa por nós mesmos internamente (IDEIAS ADVENTICIAS) B) As inventadas pela Imaginação, fruto do processo criativo da nossa mente (IDEIAS IMAGINADAS/CRIADAS)
C) As idéias inatas, aquelas que já nascem com o sujeito, concedidas por Deus como uma dádiva, e que são a base da Razão. Com estas idéias podemos conhecer as leis da Natureza, que também foram criadas por Deus. Tal princípio parte da certeza do pensamento para afirmar qualquer outra realidade.
O Empirismo diz que a origem das Idéias é o processo de abstração que se inicia com a percepção que temos das coisas através dos nossos sentidos. Daí diferencia-se o Empirismo: não preocupado com a coisa em si, estritamente objetivista; nem tampouco com a idéia que fazemos da coisa atribuída pela Razão, com ensina o Racionalismo; mas puramente como percebemos esta coisa, ou melhor dizendo, como esta coisa chega até nós através dos sentidos. 2- Relação de causa e efeito
As relações de causa e efeito são vistas pelo Racionalismo como