Racionalismo x Empirismo
A experiência é à base do conhecimento científico. Adquire-se conhecimento através da percepção do mundo externo ou através do exercício da nossa mente ao reter a realidade exterior e a modificá-la internamente.
Como surgem as ideias * As ideias do mundo exterior: que são formadas a partir da retenção interna da realidade externa;
* As ideias inventadas pela imaginação: resultado do processo criativo da nossa mente;
* As ideias inatas: que já nascem com o indivíduo, dádivas de deus e que são a base da razão.
Defendem que a origem das ideias é o processo de abstração que se inicia com a percepção do meio feita através dos sentidos (paladar, visão, olfato, tacto, audição).
O objeto de conhecimento Preocupa-se com uma coisa em si, atribuída pela razão, com uma visão muito objetiva.
Preocupa-se, com a maneira como percebemos essa coisa, como essa coisa através dos nossos sentidos chega até nós.
Relação Causa e Efeito Puramente mecanicistas seguidas por um rigor matemático e completamente objetivo. As relações que o Homem estabelece e observa são inerentes à própria matéria, á mecânica e natureza que seguem uma ordem preestabelecida.
Não são mais que resultado da forma habitual de cada sujeito perceber os fenômenos e relacioná-los como sendo uma causa e sua consequência através da sua repetição constante.
O sujeito do conhecimento Afirmam que a liberdade da consciência do indivíduo tem um limite e que existe uma identidade permanente da consciência individual. Negam a tal noção de identidade permanente defendendo a tese de que a nossa consciência varia de um momento para o outro, e como tal, em momentos diferentes temos conteúdos conscientes diferentes. A razão Capacidade de bem julgar e