Empirismo x racionalismo
Na filosofia,empirismo é um movimento que acredita nas experiências como únicas(ou principais)formadoras das idéias discordando,portanto,da noção de idéias inatas.
Um exemplo pra empirismo é a prática,assim como um médico ou outro profissional,se resume a praticar e passar pela experiência e não pela instrução da teoria.Foi definida pela primeira vez pelo filósofo inglês John Locke no século XVII que tinhaa teoria que "todo o processo do conhecer,do saber e do agir é aprendido pela tentativa e erro."Tentar e buscar conhecimento é aprender a viver.Somos aprendizes.Alguns filósofos associados com o empirismo: Aristóteles,Tomás de Aquino,Francis Bacon,Thomas Hobbes,John Locke,George Berkeley,David Home e John Stuart Mill.
{Racionalismo na filosofia}
É a doutrina que afirma que tudo o que existe tem uma causa inteligível,mesmo que não possa ser demonstrada de fato,como a origem do universo.
Privilegia a razão em detrimento da experiência do mundo sensível como via de acesso ao conhecimento.
René Descartes,Spinoza e Leibniz introduzem o racionalismo na filosofia moderna.
Resumindo:racionalismo são conhecimentos que não vem da experiência e são elaborados somente pela razão.
{Empirismo x Racionalismo}
1-Ilustrando: Um motorista ou médico se não praticarem o que aprenderam.podem ser chamados de peritos ou saberem exercer o que lhes fora ensinado?=>EMPIRISMO
2-Ilustrando:Como um filósofo ou cientista chegará a uma teoria ou a perguntas se ele não pensar antes de praticar?=>RACIONALISMO
(Empirismo)=>praticar e exercer pra viver
(Racionalismo)=>pensar e chegar a soluções inteligíveis levando assim as verdades ou