Densidade
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS-ICET
CURSO ENGENHARIA QUÍMICA
Angelina de Souza Padilha
DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA (DENSIDADE) DE UM SÓLIDO
Química Experimental
Profa. Tatiana de Oliveira Magalhães
Novo Hamburgo, Março, 2013.
INTRODUÇÃO
Densidade é a razão entre massa e volume. É uma propriedade física que pode ser utilizada para identificar substâncias. Quanto maior for o empacotamento dos átomos, mais denso é a sua substância. Da mesma forma, quanto maior for à compressão sobre um objeto, maior será sua densidade.
Nesse experimento de medida de massa e volume, para determinarmos a densidade, utilizamos o método de deslocamento, onde o sólido desloca um volume de líquido igual ao seu volume e através desse deslocamento podemos determinar a densidade e descobrirmos de que elementos são formados nossas amostras.
revisão bibliográfica
Alguns autores definem densidade de um corpo como uma relação entre a massa de dois volumes iguais, ou seja: massa específica desse corpo em relação à massa específica da água pura, sendo dessa forma tratada como adimensional e de mesmo valor numérico que a massa específica, Macedo (1976), Albuquerque et al. (1980).
MATERIAIS E MÉTODOS
• Proveta de vidro (capacidade de 100ml). • Balança de precisão • Duas amostras de metais de tamanhos diferentes • Dois parafusos de metais de tamanhos diferentes.
Foram selecionados amostras de metais de diferentes tamanhos, sendo dois parafusos e duas amostras de aço. Realizamos duas medidas da massa das amostras e anotadas em uma tabela. Em seguida, colocamos água na proveta de acordo com o volume das amostras, inserimos cada amostra na proveta e percebemos as medidas dos volumes de cada amostra pelo deslocamento de água na