Análise do livro "a arte da guerra" de sun tzu
Kelly Souza Amorim
Millena Isabel Vieira
A ARTE DA GUERRA
São Paulo - 27 de Abril de 2012
ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA DE MERCADO EM EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO – OREMECOM
COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO
A Arte da Guerra - Sun Tzu
Este trabalho trata-se de uma crítica feita a partir da leitura e interpretação analítica do livro A Arte da Guerra, escrita pelo autor Sun Tzu.
As próximas páginas apresentarão os principais pontos que podemos destacar na obra, tanto positivos quanto negativos.
São Paulo - 27 de Abril de 2012
Sumário
Introdução ................................... 3
Análise interpretativa .................. 4
Pontos positivos do texto ............ 5
Pontos negativos do texto ........... 6
Análise crítica .............................. 7
Bibliografia .................................. 8
Introdução
A Arte da Guerra é um livro escrito por Sun Tzu, cujo nome individual era Wu, há cerca de 2.500, na China. Sun Tzu foi nomeado general ao ter suas técnicas comprovadas por Ho Lu, rei de Wu. O rei submeteu os 13 capítulos do livro à uma prova, e constatou que Sun Tzu sabia como comandar um exército.
Sun Tzu foi general por quase duas décadas, derrotou diversos exércitos utilizando dos métodos descritos em seu texto, e deixou um legado de táticas até seu falecimento e a morte de seu senhor, morto em combate. Seus descendentes seguiram seu legado e continuaram a dominar, porém, quando o conhecimento das técnias de Sun Tzu foi esquecido, o exército de Wu foi derrotado e o reino desapareceu. O texto de A Arte da Guerra foi traduzido pela primeira vez para o idioma francês por um jesuíta, o padre Amiot, e logo se espalhou, se tornando objeto indispensável para doutrinar a estratégia e a tática da hierarquia político-militar soviética. Há uma lenda, inclusive, que diz que o livro foi usado como arma secreta