Doenças Bacterianas
BOTULISMO
É causado pela ingestão da toxina botulínica produzida por Clostridium botulinum presente em alimentos industrializados mal processados(enlatados, conservas e embutidos como salsicha)
DOENÇAS BACTERIANAS
Os sintomas são paralisia muscular, a toxina bloqueia a transmissão de impulsos nervosos.
O Botox é a toxina utilizada para fins cosméticos
LEPRA (HANSENÍASE)
O agente etiológico é a Mycobacterium leprae que se aloja nos nervos sensitivos próximos à superfície do corpo, levando a perda de sensibilidade e por isso são frequentes as lesões na pele e nas extremidades afetadas. 1
17/04/2013
MENINGITE
O contágio dá-se pelo contato com as secreções contaminadas de pessoas doentes; as bactérias penetram no corpo através de pequenas lesões na pele a na mucosa.
Agentes etiológicos:
Neisseria meningitidis
Hemophilus influenzae
Streptococcus pneumoniae
A contaminação dá-se pelas vias respiratórias, por inalação de partículas contaminadas por saliva ou secreção nasal de portadores da bactéria.
As bactérias provocam inflamação das meninges, produzindo febre alta, dores de cabeça intensas, rigidez do pescoço e vômitos, podendo levar a morte.
Deve-se evitar aglomerações em ambientes pouco ventilados e contato com pessoas contaminadas, que devem ficar hospitalizadas em isolamento. Utiliza-se também a vacinação.
2
17/04/2013
TÉTANO
Agente etiológico:
Clostridium tetani cujo esporos estão presente no solo e penetram no corpo através de lesões profundas na pele. A toxina liberada atua sobre os nervos motores provocando fortes contrações musculares.
Utiliza-se a vacinação como prevenção. Em casos de ferimento sujos e profundos com sinais de contaminação aplica-se soro antitetânico.
FEBRE MACULOSA
É causada pela bactéria Rickettsia rickettsii e os sintomas são febre alta, dor de cabeça e vômito, além de manchas