Doenças Bacterianas
Taboão da Serra
2014
COQUELUCHE
É uma moléstia infectocontagiosa aguda do trato respiratório transmitida pela bactéria Bordetella pertussis, o contagio acontece pelo contato direto com a pessoa infectada e por gotículas eliminadas ao tossir, falar ou espirrar. A Infecção pode acontecer em qualquer idade porem é mais comum em crianças menores de dois anos.
A coqueluche é uma doença recorrente, nos idosos e nas crianças ela pode evoluir para quadros mais graves com complicações pulmonares, neurológicas, hemorrágicas e desidratação.
Profilaxia: Apenas os indivíduos que já tenham adquirido a doença ou recebido a vacina DTP mínimo de três doses aplicadas aos 2,4 e 6 meses de vida, não correm o risco de adquiri-la. Não existe característica individual que predisponha à doença, a não ser presença ou ausência de imunidade específica.
Sintomatologia: febre baixa, coriza, espirros, lacrimejamento, falta de apetite, mal-estar, tosse, face azulada (cianose) vômitos.
Tratamento: O paciente deve permanecer em isolamento respiratório enquanto durar o período de transmissão, tratamento pode ser ambulatorial e realizado em casa acompanhado pelo médico, a internação só se faz necessária caso haja alguma complicação respiratória.
Assistência da Enfermagem: Posição da cama, em caso de apneia ou cianose fazer aspiração oral, oxigenoterapia, estimular manualmente a região diafragmática.
TÉTANO
É uma doença infecciosa, não contagiosa causada por toxinas produzidas pela bactéria Clostridium Tetani na forma de esporos, bactéria encontrada nas fezes de animais e humanos, terra, plantas, em objetos e pode contaminar pessoas que tenham machucados na pele.
Profilaxia: Limpar cuidadosamente com agua e sabão todo ferimento para evitar a entrada da bactéria manter as vacinas em dia sempre se atentando as datas de reforço.
Sintomatologia: Suor,