Doenças bacterianas
A Amebíase humana ocorre quando o protozoário Entamoeba histolytica é ingerido através de algum alimento contaminado. Ele fica no intestino grosso, de onde come (fagocita) o nosso alimento digerido, e também pode ocorrer de comer parte da parede intestinal, podendo atingir a corrente sanguínea e depois, ir para o cérebro e coração.
O E. histolytica toma a forma de um cisto quando está fora do corpo humano. No cisto, a ameba fica muito mais resistente, podendo viver durante anos dentro da água de rios, lagos, verduras, etc; Quando o homem os ingere novamente, o cisto se quebra liberando as amebas, fechando o ciclo.
Sintomas
Os sintomas da amebíase variam muito, indo desde diarréias agudas (e com sangue) até dores abdominais mais fracas.
Transmissão
Alimentos e água infectados;
Contatos sexuais anal-oral;
Prevenção
Manter a higiene é essencial para prevenir essa doença. Lavar as mãos após usar o banheiro, lavar muito bem as verduras, frutas, etc; Não utilizar excrementos animais como fertilizante nas lavouras, combater insetos que podem facilmente se contaminar, como moscas, baratas, ratos, etc;
BALANTIDIOSE
O Balantidium coli é um dos únicos ciliados que pode ser encontrado em nossa espécie, pode parasitar os humanos. Este parasita vive usualmente na luz do intestino grosso de seu hospedeiro, parecendo não ser capaz de penetrar em mucosas intestinais intactas. Pode ser, entretanto, um invasor secundário, ou seja, desde que a mucosa intestinal esteja lesada, é capaz de penetrar e reproduzir-se ate mesmo em ulceras profundas. Os cistos são vistos em fezes, principalmente de suínos, que são os hospedeiros habituais.
A transmissão é através da ingestão dos alimentos contaminados com os cistos, até água ou mesmo as mãos contaminadas. Quando existe infecção humana, quase sempre ocorre proveniente de cistos das fezes dos suínos, que contaminaram as mãos ou os alimentos.
Este ciliado normalmente é comensal da luz do intestino de porcos e se alimenta