Porque envelhecemos?
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
UNIDADE DE UBÁ-MG
HISTOLOGIA
PROFESSORA: MARGARETE
Tecido epitelial e conjuntivo
Jamile do Carmo
2° Período de Ciências Biológicas
Ubá – Minas Gerais - Brasil
2012
Introdução
O tecido que forma o revestimento externo, que recobre internamente as diversas cavidades, ductos e que constitui as glândulas do organismo se denomina tecido epitelial.
Os epitélios glandulares formam as glândulas. São constituídos por células especializadas na atividade de secreção. As moléculas a serem secretadas geralmente são armazenadas nas células em pequenas vesículas envolvidas por uma membrana chamada de grânulos de secreção.
O tecido conjuntivo constitui o arcabouço de sustentação em quase todos os órgãos do organismo. É rico em vasos e permite a troca de gases e metabólitos. Está constituído por células, fibras e substancia fundamental amorfa. Dependendo da concentração de fibras e da substancia fundamental amorfa, o tecido conjuntivo pode ser denso ou frouxo.
Objetivo:
Melhor visualização dos tecidos epitelial e conjuntivo, de forma a compreender melhor a matéria teórica estudada em sala de aula.
Material e Reagentes:
Para visualização em microscópio.
Microscópio de luz
Lápis de cor
Canetinha colorida
Papel de oficio A4
Lápis preto de escrever
Laminas
Método:
A professora Margareth escolheu algumas laminas que estavam bem destacadas as características de cada tipo de tecido.
Feito isso ela colocou em cada um dos microscópios laminas de diferentes tipos de tecido epitelial e tecido conjuntivo, então ela deu a sugestão da olharmos a lamina e desenha-la, depois era para colocar legenda no que desenhamos dando nomes as estruturas, e assim fazer com todas as sete laminas. As laminas observadas foram: Pele palmar, pâncreas HC floxima, bexiga, pele fibras colágeno, sublingual, traqueia e fibras elásticas.
Desenhos esquemáticos:
Em anexo.
Contextualização