Doença de Graves
é uma doença autoimune caracterizada pela estimulação das glândulas tiroides pelos próprios anticorpos do organismo.
A doença de Graves é a causa mais comum de hipertiroidismo.
Causas.
Os sintomas são consequência de quantidades excessivas de T3 e T4 (triiodotironina e tetraiodotironina) no sangue, acelerando o metabolismo. Indivíduos com doença de Graves têm níveis detectáveis de auto-anticorpos. A imunoglobulina G, um tipo de anticorpo de longo prazo e o mais comum do organismo, liga-se aos receptores do hormônio estimulante da tireoide (TSH) das células foliculares e estimula a atividade da adenilciclase.
Os sintomas mais comuns incluem3 :
Perda de peso;
Coração acelerado (taquicardia);
Nervosismo, irritabilidade e insônia;
Protusão do globo ocular (exoftalmia);
Fraqueza muscular e fadiga (astenia);
Suor excessivo.
Pode ser diagnosticado pelo visível aumento na tiroide, cintilografia, ecografia e pelo doseamento de T4 e TSH no sangue, além de anticorpos contra a tiroide
Epidemiologia
É a principal causa de hipertireoidismo, chegando a atingir 2% das mulheres na menopausa e após os 50 anos. Atinge sete mulheres para cada homem (7:1). É também mais frequentemente em grávidas.
O tratamento para esta doença de primeira escolha são medicamentos anti-tireoide como metimazol ou propiltiouracil associados a beta-bloqueadores.
miastenia grave
A miastenia grave ou miastenia gravis é uma doença neuromuscular que causa fraqueza e fadiga anormalmente rápida dosmúsculos voluntários. A fraqueza é causada por um defeito na transmissão dos impulsos dos nervos para os músculos. A doença raramente é fatal, mas pode ameaçar a vida quando atinge os músculos da deglutição e da respiração.
Sintomas
No inicio da Miastenia os sintomas podem ser súbitos (com fraqueza muscular grave, generalizada ou não), embora mais frequentemente os sintomas iniciais sejam variáveis e sutis, o que torna o diagnóstico da doença difícil.
Mais