Doença de gaucher
Tipo 1
A doença de gaucher do tipo-1 é a forma mais comum e não envolve o sistema nervoso central; portanto, também é chamada de não-neuronopática. Embora a doença de gaucher tipo-1 ás vezes seja referida como a doença de gaucher de adulto, ela pode afetar indivíduos de todas as idades e, em retrospecção, a maioria dos pacientes do tipo-1 reconhece que seus primeiros sintomas iniciaram antes da face adulta.
Tipo 2
Doença de gaucher tipo-2 é uma forma do distúrbio muito raro que progride rapidamente, afetando o cérebro e os mesmos órgãos comprometidos pelo tipo-1(já citado à cima). Anteriormente denominada doença gaucher infantil, o tipo-2 é caracterizada por envolvimento neurológico grave no primeiro ano de vida. Uma criança com esse tipo da doença geralmente sobrevive somente até os dois anos de idade, devido ao grave envolvimento do cérebro.
Tipo 3
Anteriormente denominada doença de gaucher juvenil o tipo-3 é caracterizada por um envolvimento cerebral, lentamente progressivo, além do grave comprometimento da doença em outros órgãos do corpo. Os sinais e sintomas da doença de gaucher tipo-3 aparecem no início da infância. A não ser pelo envolvimento do sistema nervoso central, os sinais e sintomas da doença de gaucher tipo-3 são os mesmos do tipo-1. Os indivíduos do tipo-3 que atingem adolescência podem sobreviver até os 30 anos de idade. Tratamento da doença de gaucher
O tratamento desta doença é feito com base na reposição de enzimática (iniglucerase) das enzimas em falta no organismo dos portadores de doença de gaucher.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS: * http://gaucherparapacientes.com.br/ptBR/patient/about/TypesOfGaucher.aspx *